Simbora – no ar

Você costuma viajar?

Se você estuda fora, trabalha em outra cidade, namora, gosta de passear, enfim, independentemente do motivo prefere dividir uma carona com seus amigos do que viajar sozinho, isto pode te interessar…

A internet hoje nos oferece algumas alternativas para nos aproximar de grupos de pessoas com os mesmos interesses. No caso de dividir carona, existem comunidades no orkut, grupos de e-mails, ou mesmo alguns sites onde podemos postar nosso interesse em oferecer (ou procurar por) carona.

Procurar carona através de comunidades no orkut é rápido e fácil, no entanto existe o revés da segurança e confiabilidade nas pessoas que as oferecem, pois são abertas (públicas) demais.

Grupos de e-mail, oferecem segurança ao reunir pessoas com um certo vínculo entre si, mas trazem o revés do tempo inicial de estabelecimento no grupo e rigidez em seu itinerário. O usuário precisa ter o conhecimento prévio do grupo, pedir sua inclusão ao moderador e, após tudo estabelecido, limita-se a um certo itinerário específico, geralmente carona entre duas cidades.

Sobre sites para carona, apresento-lhes o Simbora.

Simbora

O Simbora reúne:

  • A segurança e a confiabilidade dos grupos de e-mail, pois ele é baseado no modelo de redes sociais. Assim, apenas pessoas próximas visualizam caronas entre si.
    User relationship
  • Facilidade, pois basta digitar De e Para e, zap, as caronas de seus amigos aparecem. Se você, amanhã, for pra uma outra cidade, basta digitar o nome desta na busca ao invés de ter que descobrir um novo grupo de e-mails.simbora distribuicao
  • A riqueza de um website próprio pra este fim. O Simbora é um mashup e utiliza alguns serviços como o Google Maps para enriquecer os resultados. Portanto, visualize o itinerário, distância, tempo. Veja quem está mais próximo de você. Uma pessoa saindo de São Paulo é algo um tanto genérico!
  • Cobertura. O Simbora tem plug-ins que o alimentam automaticamente, por exemplo há o leitor automático (parser) de e-mails trocados entre os grupos de carona. Desta forma, o Simbora se mantém atualizado (sincronizado com as demais fontes).

Experimente

A primeira versão disponibilizada ainda é um rascunho (versão alpha), mas já funciona. Basta acessar:

http://www.simbora.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>